4.11 Incluir Documento

 

Ícone: 4.11 Incluir documento

Incluir um documento no PBdoc significa gerar um despacho (documento digital), a ser anexado ao documento que está sendo elaborado.

InterrogaçãoDespacho é um termo jurídico que define a resolução de uma autoridade, em relação a um requerimento ou petição a si dirigido, de modo a tornar o despacho deferido ou indeferido.

 

Para incluir um despacho ao documento clique em Incluir Documento.

4.11 Incluir documento processo

 

O sistema abre a tela para criação do despacho onde deve-se preencher prioritariamente os campos: Responsável pela Assinatura, Destinatário, Tipo Documental e Assunto.

4.11 Incluir documento texto

 

Em seguida, o usuário pode preencher os demais campos, inclusive o Texto do Despacho que pode ser um pré-definido pelo PBdoc ou selecionando o Texto na opção [Outro], o usuário escreve o seu texto no campo em branco.

4.11 Texto do despacho

4.11 Gravar

Ao finalizar clique em Gravar

É possível, antes de gravar, Ver Impressão de como ficará o despacho a ser impresso ou Ver Documento de como ele será exibido na visualização do documento (em .PDF) após ser gravado.

4.11 Processo

4.11 Processo Incluir

 

Ao clicar em gravar o PBdoc gera o despacho na forma de documento temporário, com a sigla TMP + a numeração desse TMP de sua temporalidade em ordem crescente, para que seja possível conferir o texto.

 4.11 TMP

Perceba que, na lateral direita do despacho gerado aparece o quadro Documentos Relacionados com o arquivo TMP vinculado ao Documento que está sendo trabalhado.

 

Com o texto conferido na tela das ferramentas do sistema o usuário deverá clicar em Finalizar e ou diretamente Assinar para gerar um documento definitivo.

4.11 Processo tmp

 

Clicando em Finalizar, a descrição do despacho já aparece no quadro de Documentos Relacionados.

4.11 Processo tmp 2

 

Ao clicar na caixa de texto do documento principal em Documentos Relacionados, será exibida uma tela com um status, na lateral direita, de Pendências no documento que está associado.

4.11 Processo tmp 3

 

Clique na descrição do documento (exemplo: COD-DES-2022/02931) para retornar a tela do despacho que está finalizado para poder assiná-lo.

Siga com os procedimentos de Assinatura do despacho

4.11 Minuta

 

Caso ainda não queira tramitar o documento junto agora com despacho, desmarque a caixa Tramitar.

 4.11 Confirme os dados do documento

 

No caso de a opção Tramitar não ter sido escolhida no momento da assinatura, será preciso ir ao documento, ao qual o despacho está vinculado, para realizar a tramitação. Para isso, deve-se clicar na caixa preta com o número do processo que se localiza na lateral direita da tela. 

 

Após a assinatura o PBdoc retorna a tela de Ferramentas do Sistema onde pode-se observar que o Evento Juntada aparece abaixo do despacho.

 4.11 Juntada processo

O sistema lhe conduzirá à tela principal do documento ao qual o despacho está vinculado, nela clique na opção Tramitar para encaminhar o documento e o despacho para seu destinatário.

 

Exclamação Também é possível observar o Evento Juntada na tela do histórico do documento.

 

 4.11 Juntada

 

Ao clicar na caixa de texto do documento Principal (por exemplo: COD-DES-2022/02930) percebe-se que o status de Pendência não aparece mais.

 

Ao clicar em Ver Documento Completo o despacho juntado estará presente na última página do documento Completo.

 4.11 Ver documento completo