Notícias

CODATA recebe alunos do curso de Sistemas para Internet do IFPB para visita técnica

publicado: 27/06/2023 13h30, última modificação: 21/07/2023 00h04
Cerca de 30 alunos participaram da visita, onde tiveram a oportunidade de conhecer a infraestrutura física da CODATA e seus principais serviços.
CODATA recebe alunos do curso de Sistemas para Internet do IFPB para visita técnica

A Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (CODATA) recebeu, no último dia 27, alunos do curso de Sistemas para Internet do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). A visita, conduzida pela diretoria e servidores da CODATA, proporcionou aos estudantes uma experiência prática na área de Tecnologia da Informação (TI).

 

Durante a visita, os alunos do primeiro período do curso de Sistemas para Internet do IFPB tiveram a oportunidade de conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela CODATA ao longo de seus anos de atuação para o Governo do Estado da Paraíba e outros clientes. O Presidente Giuseppe Guido guiou a visita, que abrangeu diferentes áreas da companhia, iniciando no Centro de Processamento de Dados (CPD), passando pelas gerências de Desenvolvimento e Redes, e finalizando na Gerência de Infraestrutura e Segurança.

 

 

Fundada em 1976, a CODATA tem se destacado como uma referência no desenvolvimento de soluções tecnológicas, processamento de dados e serviços de TI no estado da Paraíba.

 

Cerca de 30 alunos participaram da visita, onde tiveram a oportunidade de conhecer a infraestrutura física da CODATA e seus principais serviços. Além disso, os estudantes realizaram uma imersão na história da tecnologia da informação por meio de uma apresentação feita pelo Analista de Sistemas Marcus Alves. Durante a exposição, foram demonstrados equipamentos e softwares utilizados desde a fundação da Companhia até os dias atuais.

 

O Diretor de Sistemas, Helder Vieira, ex-aluno do IFPB, aproveitou a ocasião para falar sobre as ferramentas utilizadas para o desenvolvimento dos sistemas, além de fornecer dicas aos alunos: "Aproveitem que estão no início do curso e comecem a construir uma biblioteca com livros da área em que pretendem atuar. Dessa forma, quando chegarem ao fim do curso, será mais prático desenvolver o TCC", destacou.

 

De volta à sede da CODATA, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer outras áreas da empresa. O Diretor Administrativo e Financeiro, Renato Mendes, explicou como se dá o funcionamento operacional da CODATA, destacando a natureza jurídica que possibilita a contratação com a administração pública e o setor privado. O Gerente de Redes, Victor Igor, abordou a REPAD - Rede Paraibana de Alto Desempenho, uma infovia estadual, empreendida pelo Governo do Estado e gerida pela CODATA, que atualmente atende clientes em João Pessoa, Campina Grande, Cabedelo e Santa Rita. Já Francisco de Assis, Chefe do Setor de Segurança da Informação, falou sobre as estratégias utilizadas pela CODATA na segurança cibernética, bem como as dificuldades e soluções implementadas diariamente para proteger os sistemas do Estado e dos demais clientes. O Diretor Técnico, Eduardo Varandas, e o Gerente de Infraestrutura e Segurança, Daniel Lopes, apresentaram a infraestrutura tecnológica existente na Companhia, bem como as futuras instalações do novo Datacenter, que será implantado em breve.

 

Segundo o Presidente da CODATA, a iniciativa de promover essa visita teve como objetivos o compartilhamento de conhecimento e experiência entre as instituições de ensino e as empresas de tecnologia, como a CODATA, além de estimular a formação de parcerias para pesquisas e desenvolvimento conjunto.

 

"A parceria entre a academia e as empresas de TI desempenha um papel fundamental na transferência de tecnologia e conhecimento de ponta. As universidades e os institutos federais são fontes de inovação e conhecimento, e a colaboração com empresas dos setores público e privado facilita a aplicação prática dessas inovações, impulsionando o avanço tecnológico e o desenvolvimento econômico", ressaltou Guido.

 

De acordo com a projeção da IDC Brasil, o mercado de tecnologia da informação e comunicação (TIC) deve crescer 5% no Brasil em 2023 em relação ao ano anterior. Nesse sentido, o presidente da CODATA, Giuseppe Guido, enfatizou a importância de uma formação profissional de qualidade para que os alunos possam se inserir no mercado de trabalho. "A cada ano, a área de tecnologia da informação tem se tornado mais promissora e demandado mão de obra qualificada. Portanto, desenvolver uma formação de qualidade e estar em contato com a prática é essencial para que esses futuros profissionais ocupem as posições almejadas no mercado de trabalho", ressaltou.

 

Frederico Costa G. Pereira, professor de Fundamentos da Computação do IFPB, que acompanhou a turma durante a visita, ressaltou a importância de proporcionar aos estudantes a oportunidade de conhecer uma empresa como a CODATA. Ele destacou que "a visita permite aos alunos visualizarem na prática os conceitos aprendidos em sala de aula e descobrirem como esses conhecimentos podem ser aplicados para o benefício de todos, como nos serviços prestados pela CODATA".

 

O curso de Sistemas para Internet do IFPB tem como objetivo capacitar os estudantes para projetar, desenvolver, testar, implantar, manter, avaliar e analisar páginas para sites de Internet e intranets, sistemas de comércio eletrônico e aplicativos para plataformas móveis. Além disso, os alunos aprendem a avaliar, especificar, selecionar e utilizar metodologias e ferramentas adequadas para o desenvolvimento das aplicações. O curso também enfatiza a criação de interfaces adequadas às necessidades e características das aplicações e do público-alvo. Os estudantes também têm a oportunidade de realizar vistorias, perícias, avaliações e emitir laudos e pareceres técnicos em suas áreas de formação.

 

"A visita dos alunos do curso de Sistemas para Internet do IFPB à CODATA representa uma importante iniciativa de integração entre a academia e o setor corporativo de TI. Essa colaboração mútua promove a troca de conhecimentos, impulsiona a inovação e contribui para o desenvolvimento tecnológico e econômico da região", concluiu o Presidente da CODATA, Giuseppe Guido.

 

 

 

Lourival Júnior | Assessoria de Marketing e Comunicação da Codata