CODATA participa de recepção aos estudantes paraibanos premiados em competição internacional de tecnologia

publicado: 04/05/2024 16h18, última modificação: 04/06/2024 16h21

ACompanhia de Processamento de Dados da Paraíba (CODATA) participou nesta terça-feira (4), no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) em João Pessoa, da recepção do governador João Azevêdo, que homenageou os estudantes do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) premiados na etapa mundial da Huawei ICT Competition 2023-2024, realizada na China. Os estudantes paraibanos conquistaram medalhas de 1º lugar em Inovação, 2º lugar em Rede, e 3º lugar em Computação em Nuvem. A competição, que ocorreu de 23 a 26 de maio em Shenzhen, atraiu mais de 170 mil participantes.

Na ocasião, o governador João Azevêdo destacou as ações do governo para fomentar pesquisa e inovação, celebrando os resultados obtidos pelos estudantes paraibanos. “É uma alegria celebrar a conquista de nossos estudantes que se destacam na pesquisa, área que tem recebido importantes investimentos do nosso governo. São mais de R$ 300 milhões investidos em bolsas de mestrado, doutorado, pós-doutorado, além do radiotelescópio Bingo e da universalização do programa Primeira Chance para estudantes do ensino técnico. Entendemos que educação, pesquisa e ciência transformam vidas,” frisou o governador.

A reitora do IFPB, Mary Roberta Meira, enfatizou a excelência dos estudantes paraibanos e a importância dos investimentos em educação. “Esta é uma conquista não apenas para a Paraíba, mas para todo o país, demonstrando que, quando há oportunidade, podemos nos destacar em uma competição internacional. Foi um momento de confraternização da tecnologia, ciência e conhecimento, provando que investir em educação traz retorno,” declarou.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Cláudio Furtado, ressaltou o nível de formação dos estudantes do ensino superior da Paraíba. “O IFPB foi premiado em três categorias, competindo com equipes de nível mundial, mostrando a força, capacidade de inovação e boa formação que oferecemos aos nossos estudantes,” afirmou.

Giuseppe Guido, presidente da CODATA, destacou que as conquistas dos estudantes do IFPB demonstram que a Paraíba está na vanguarda das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e elogiou os investimentos do governador João Azevêdo nesse segmento. “A Paraíba tem avançado muito em ciência e tecnologia, fruto da percepção do governador sobre a importância dos avanços tecnológicos e dos investimentos na área. Isso tem possibilitado a ampliação da oferta de produtos e serviços à população, aumentando as oportunidades de emprego para esses estudantes. A CODATA tem promovido iniciativas para o compartilhamento de conhecimento e experiência entre instituições de ensino e empresas de tecnologia, além de estimular parcerias para pesquisas e desenvolvimento conjunto,” ressaltou Guido.

Victor Lorran, diretor de Relações Públicas da Huawei, parabenizou o Governo do Estado por priorizar a educação e a pesquisa, ganhando destaque internacional. “É gratificante ver as ações na Paraíba e perceber que o estado está comprometido com a educação. Os estudantes mostraram sua capacidade, e essa conquista é um fator transformador na vida de cada um. Parabenizo essa vitória do Brasil, da Paraíba e do IFPB. A tecnologia permeia todas as profissões e irá transformar as próximas gerações,” comentou.

Premiações

A equipe campeã foi premiada pelo desenvolvimento de uma plataforma digital que utiliza inteligência artificial para gerar conteúdos de disciplinas STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) para professores do ensino fundamental e médio, alinhando-os com as demandas tecnológicas da nova indústria. Além disso, foi apresentado um protótipo de CNC (Controle Numérico Computadorizado) de baixo custo, desenvolvido por um aluno do curso de Eletrotécnica, que funciona em conjunto com a plataforma digital, permitindo que os alunos vejam na prática os conteúdos ensinados em sala de aula.

Emerson Medeiros, estudante do curso técnico de Eletrotécnica e futuro aluno de Engenharia Civil, expressou sua alegria pela premiação internacional. “Apresentamos uma ferramenta educacional visando mudar o ensino e preparar os alunos para o mercado de trabalho da indústria 4.0. Foi uma experiência incrível e alcançamos ótimos resultados,” comemorou.

Outro destaque do IFPB na Huawei ICT Competition foi a obtenção do 2º lugar na trilha Network, pelos alunos José Galvão, Márcio Abrantes e Wesley Porto, sob a tutoria do professor Marcelo Portela. Na trilha Cloud, o IFPB conquistou o 3º lugar com os estudantes Abraão Borges, Pedro Sousa e Vinícius Silva, orientados pelo professor Michel Dias, coordenador de Infraestrutura do Polo de Inovação do IFPB.

A Competição

A Huawei ICT Competition é um evento global de intercâmbio de talentos em TIC, desenvolvido pela Huawei para estudantes de todo o mundo. A competição visa fornecer aos alunos uma plataforma para estudo e troca de ideias, aprimorando seus conhecimentos de TIC e habilidades práticas, além de estimular o pensamento criativo em relação ao uso de novas tecnologias e plataformas.

O vice-governador Lucas Ribeiro e o secretário da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes, também estiveram presentes na cerimônia.

Lourival Júnior | Assessoria de Marketing e Comunicação da Codata com SECOM-PB