Notícias
CODATA participa da 1ª Maratona de Inovação da CAGEPA com foco em Inteligência Artificial aplicada ao saneamento
A Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (CODATA) participou, na terça-feira (10), da 1ª Maratona de Inovação da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA), realizada no Parque Tecnológico Horizontes da Inovação (PTHI), em João Pessoa.
Com o tema “Como a Inteligência Artificial pode ser utilizada para melhorar os serviços de saneamento na Paraíba?”, o evento reuniu colaboradores de diversas áreas da CAGEPA, além de representantes da CODATA, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (SECTIES), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da consultoria Gartner. O objetivo foi promover a construção colaborativa de soluções inovadoras voltadas aos desafios estratégicos da Companhia.
Ao longo da programação, gestores e técnicos participaram de palestras, workshops, sessões de ideação e apresentações das propostas desenvolvidas durante a maratona. A Coordenação de Inteligência Artificial da CODATA, composta pelos servidores Helder Vieira, Hálamo Reis e Renato Abreu, ministrou a palestra “Inteligência Artificial na Administração Pública”, na qual foram apresentadas soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) já implementadas e em desenvolvimento pela Companhia, com foco na otimização dos serviços públicos do Governo do Estado.
Para Helder Vieira, especialista em Inteligência Artificial da CODATA, a participação da Companhia no evento ocorreu de forma natural, considerando que as instituições compartilham o mesmo ambiente de inovação no PTHI. Ele destacou a importância de iniciativas que estimulam a colaboração interinstitucional e a reflexão estratégica sobre a transformação digital no setor público, além de que a ocasião representou uma excelente oportunidade para a Coordenação de Inteligência Artificial se apresentar formalmente para uma equipe altamente qualificada como a da CAGEPA: “Foi um momento estratégico para compartilharmos as atividades e os projetos que vêm sendo desenvolvidos a partir dos estudos e aplicações das tecnologias de IA na Administração Pública. Tivemos, inclusive, a oportunidade de apresentar em primeira mão à equipe da CAGEPA a nova plataforma de Inteligência Artificial da CODATA, denominada ‘CODATA LM’, em referência ao NotebookLM, do Google. A nossa solução, no entanto, se diferencia por garantir a soberania e a segurança dos dados institucionais. Todas as informações inseridas no ambiente do CODATA LM permanecem restritas à infraestrutura tecnológica da CODATA e do Governo do Estado, assegurando que equipes operacionais e estratégicas possam trabalhar em um ambiente controlado, seguro e alinhado às diretrizes de governança e proteção de dados”, destacou.
O presidente da CAGEPA, Marcus Vinícius Neves, ressaltou a relevância de promover ambientes colaborativos e multidisciplinares: “É extremamente importante que tenhamos momentos como este, que nos permitem refletir sobre nossas práticas de forma sistêmica e orientada para o aumento da eficiência operacional, a sustentabilidade ambiental, a transformação digital e a melhoria contínua dos serviços prestados à sociedade”, afirmou.
O presidente da CODATA, Giuseppe Guido, integrou o júri responsável pela avaliação das propostas apresentadas pelos participantes. Em sua fala, parabenizou a iniciativa da CAGEPA e destacou que inovação vai além do uso de tecnologias digitais: “Inovação não é apenas tecnologia. Uma solução inovadora é aquela que consegue, por exemplo, reduzir uma fila, melhorar o atendimento e simplificar processos. Um projeto só alcança resultados quando está apoiado no tripé: patrocínio, processos e pessoas. A tecnologia vem para consolidar essa base”, pontuou.
Na mesma linha, o secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Rubens Freire, enfatizou que o avanço tecnológico deve estar alinhado a propósito e compromisso social: “Por mais sofisticada que seja a ferramenta — do alicate à inteligência artificial — ela não funciona sem pessoas capacitadas. Assim como a técnica, o compromisso ético e a decisão política são fundamentais para que o progresso seja efetivamente compartilhado”, destacou.
Ao final do evento, as equipes apresentaram propostas que envolvem o uso de Inteligência Artificial (IA) para enfrentar desafios relacionados à gestão de dados, inovação de processos internos, eficiência em compras e comunicação institucional.
Segundo o gerente de Inovação da CAGEPA, Altamar Cardoso, as ideias mais promissoras serão priorizadas para o desenvolvimento de provas de conceito (PoCs) e projetos-piloto: “Assim como a internet, a IA chegou para ficar. O que estamos fazendo aqui é discutir, de forma estratégica, como essa ferramenta pode contribuir para a modernização dos nossos processos e para a geração de valor, refletindo diretamente na melhoria da qualidade de vida dos nossos clientes”, explicou.
O evento contou ainda com a participação dos(as) servidores(as) da CODATA: Thatyana Guerra, coordenadora de Pesquisa e Inovação; Adriana Rodrigues, coordenadora de Geoprocessamento; e André Lucena, gerente de Governança Corporativa, reforçando a integração institucional e o debate sobre soluções tecnológicas aplicadas à gestão pública.
Lourival Júnior | Assessoria de Marketing e Comunicação da Codata com Ascom-CAGEPA