Notícias

CODATA, em parceria com a EGEPEN, realiza palestra “Uso Seguro do PBdoc para servidores da SEAP

publicado: 15/08/2025 13h41, última modificação: 15/08/2025 13h42
CODATA, em parceria com a EGEPEN, realiza palestra “Uso Seguro do PBdoc para servidores da SEAP

 

Atendendo ao convite da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SEAP-PB), por meio da Escola de Gestão Penitenciária da Paraíba (EGEPEN-PB), a Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (CODATA) promoveu, na segunda-feira (11), a palestra “Uso Seguro do PBdoc”, direcionada aos servidores da Polícia Penal.

 

O encontro, realizado no auditório da EGEPEN-PB, teve como objetivo apresentar e discutir boas práticas para garantir a segurança e a eficiência na utilização do PBdoc — sistema eletrônico de tramitação de documentos do Governo da Paraíba.

 

A apresentação foi conduzida por Marcelo Silva Ramos, especialista em gestão documental da CODATA, que compartilhou orientações práticas para o uso correto da plataforma, destacando medidas essenciais para a proteção de informações sensíveis e a prevenção de falhas de segurança.

 

Marcelo Ramos, coordenador de implantação do PBDoc na CODATA e palestrante do evento, ressaltou a satisfação em compartilhar conhecimentos sobre a plataforma:

 

“Nossa palestra teve como foco o uso seguro do PBDoc, sistema de produção documental do Governo do Estado da Paraíba. Foi uma experiência extremamente enriquecedora, na qual conseguimos apresentar noções operacionais essenciais, desmistificar algumas funcionalidades do sistema e fornecer orientações importantes sobre o uso correto, o acesso à produção documental e a tramitação de documentos no PBDoc. O público demonstrou grande interesse em compreender melhor a ferramenta, e as interações foram muito produtivas. Após este contato, nossa expectativa é que a equipe da SEAP intensifique a utilização da plataforma, reconhecendo a importância de uma produção documental segura, que promova transparência e publicidade. Esperamos que todos os documentos sejam devidamente orientados e custodiados no PBDoc, garantindo celeridade e eficiência aos processos.”

 

O evento contou com a participação de policiais penais, gestores e servidores administrativos, que aproveitaram o momento para esclarecer dúvidas e trocar experiências sobre a aplicação do PBdoc no dia a dia de suas atividades.

 

 

Lourival Júnior | Assessoria de Comunicação e Marketing da CODATA