Notícias

CODATA e Prefeitura de Esperança iniciam implantação do PBDoc na gestão municipal

publicado: 13/11/2023 12h14, última modificação: 13/11/2023 12h17

Em mais um passo crucial rumo à modernização administrativa, a Companhia de Processamento de Dados da Paraíba - CODATA e a Prefeitura Municipal de Esperança iniciaram a implantação do PBDoc - Sistema de produção, gestão, tramitação, armazenamento, preservação, segurança e acesso a documentos e informações em ambiente digital. Nos dias 8 e 9 de novembro, a CODATA promoveu um treinamento abrangente sobre a plataforma, direcionado aos servidores municipais de Esperança.

A parceria entre a CODATA e a Prefeitura de Esperança representa um marco significativo na expansão dos produtos e serviços oferecidos pela Companhia, evidenciando sua capacidade de atender não apenas o Governo do Estado da Paraíba, mas também outros entes federativos.

Num contexto em que a informatização e a eficiência dos processos internos são cruciais para o pleno funcionamento das instituições públicas, o PBDoc - Sistema de Protocolo da Paraíba destaca-se como uma solução inovadora para a gestão documental. Seu propósito é otimizar e agilizar os processos de protocolo, proporcionando transparência, segurança e eficiência às atividades administrativas, marcando a transição definitiva dos procedimentos em papel para o ambiente digital.

Localizada na Mesorregião do Agreste Paraibano, próxima a Campina Grande, a cidade de Esperança experimenta avanços notáveis nesse sentido, especialmente com o êxito do treinamento do sistema de protocolo PBDoc destinado a todos os servidores municipais.

O Coordenador de Implantação e Treinamento, Marcelo Ramos, destaca que a implementação do PBDoc na Prefeitura de Esperança resultará em uma transição notável de processos manuais para um ambiente digital. O sistema foi projetado para simplificar a tramitação de documentos, reduzir o tempo de resposta, cortar gastos com recursos e eliminar burocracias desnecessárias.

Com a implementação do PBDoc, a Prefeitura Municipal de Esperança colherá diversos benefícios, incluindo uma gestão de documentos mais eficiente, redução significativa do tempo necessário para a tramitação de processos, rastreabilidade e segurança dos documentos, assinatura certificada de documentos digitais diretamente no sistema, sustentabilidade e economia de recursos, com a gradual redução de impressões em papel e equipamentos relacionados, além do consumo energético associado ao fluxo de processos em papel.

A eliminação do papel como principal meio de registro não apenas promove práticas sustentáveis, mas também reduz os riscos associados à perda ou deterioração de documentos físicos. A digitalização dos processos facilita o acesso, permitindo que os servidores consultem e atualizem informações de maneira ágil e eficaz.

Com o sucesso do treinamento e a demonstração dos benefícios tangíveis do PBDoc na Prefeitura de Esperança, as expectativas para a implementação definitiva do sistema são elevadas. Espera-se que a transição completa para o PBDoc resulte em ganhos ainda maiores de eficiência, possibilitando uma gestão pública mais ágil e responsiva. Além disso, a digitalização dos processos cria uma base sólida para futuras inovações tecnológicas na administração pública de Esperança, permitindo a integração com outros sistemas e a adoção de práticas avançadas de governança eletrônica, o que promoverá a prestação de serviços públicos de qualidade.

Para o Secretário de Finanças de Esperança, Emerson David, a migração do uso do papel para a plataforma PBDoc representa a adoção do que há de mais moderno na administração pública nacional. Ele destaca o treinamento detalhado, que proporcionou não apenas um amplo conhecimento sobre a ferramenta, mas também a urgência de modernizar a estrutura administrativa com o que existe de mais seguro, inovador, confiável e dinâmico para a gestão de documentos no setor público. O Secretário expressou confiança de que a mudança para o PBDoc será um marco para Esperança, e agradeceu o empenho do Prefeito Nobinho Almeida e do Presidente da CODATA, Giuseppe Guido, pela parceria e pioneirismo firmados.

O sucesso do treinamento do sistema de protocolo PBDoc na Prefeitura de Esperança reflete o compromisso da administração pública local com a eficiência e a modernização. Com uma equipe capacitada e receptiva, e os benefícios claros observados, a expectativa para a implementação definitiva é promissora.

"O município de Esperança está no caminho certo para uma gestão mais ágil, transparente e alinhada com as demandas contemporâneas da sociedade", concluiu Marcelo Ramos.

Lourival Júnior – Assessor de Marketing e Relacionamento Institucional