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CODATA e Arquivo Público da Paraíba alinham parceria para fortalecer a gestão documental da Companhia

A Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (CODATA) se reuniu, na terça-feira (7), com a diretora executiva do Arquivo Público do Estado da Paraíba (APEPB), Rebeca de Oliveira Patrício e sua equipe, para alinhar ações conjuntas voltadas ao fortalecimento da gestão documental e à modernização dos processos de preservação de informações públicas.
O encontro teve como objetivo obter o apoio técnico do APEPB na construção e aplicação de ferramentas que assegurem a organização, preservação e acesso aos documentos produzidos pela Companhia, contribuindo para o aprimoramento das práticas de transparência e governança informacional no âmbito do Governo do Estado.
Durante a reunião, foram discutidas e definidas as próximas etapas relacionadas à classificação, tipologia e organização dos documentos da CODATA. As ações englobam tanto o acervo histórico acumulado ao longo dos 48 anos de existência da Companhia quanto os registros digitais gerados a partir da implantação do PBdoc – Sistema de Protocolo da Paraíba, em 2020.
O presidente da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD) da CODATA e coordenador de implantação do Sistema PBdoc, Marcelo Ramos, destacou a relevância da parceria técnica com o Arquivo Público do Estado da Paraíba: “É importante enfatizar que os critérios relacionados aos instrumentos arquivísticos são fundamentais para a boa guarda documental da nossa Companhia. Eles garantem, em um futuro muito próximo, a preservação adequada dos documentos conforme suas classificações e temporalidades, além de assegurar a guarda permanente prevista. São aspectos essenciais para o tratamento responsável e sustentável dos documentos produzidos pela CODATA”, afirmou.
Também participaram da reunião as servidoras da CODATA Ângela Burity de Souza e Clívia Porciúncula Pereira.
Lourival Júnior | Assessoria de Comunicação e Marketing da Codata com ASCOM/APEPB