4.1 Tramitar documento
A funcionalidade “Tramitar” permite transferir o documento para outro usuário ou outra unidade do próprio órgão ou de outro órgão. Para realizar a ação, clique em “Tramitar”.
O documento não poderá ser tramitado ser estiver como TMP (Temporário) ou Pendente de Revisão ou Pendente de Assinatura.
Uma vez que essas pendências forem resolvidas, será então possível ver o ícone “Tramitar” e ao clicá-lo, será apresentada a seguinte tela para a seleção do destinatário a partir de uma das três opções:
Órgão Integrado: órgãos que estão no sistema.
Usuário: matrícula de usuário do sistema.
Externo: órgãos que não estão no sistema. Esse trâmite não acarreta o envio digital do documento. Portanto, além de fazer essa operação, será necessário imprimir o documento e remetê-lo fisicamente ou realizar o trâmite por outro sistema em uso pelo órgão destinatário.
Para incluir a informação, escreva nome, sigla (órgão) ou login (usuário) do destinatário desejado, ou faça a busca.
Para tramitar o documento, clique em “OK”.
O campo “Data de devolução”, quando preenchido, exige que o documento seja devolvido ao tramitante. Caso não queira que o documento volte, deixe esse campo sem preencher. Caso este campo seja realmente preenchido, é preciso que o destinatário devolva o documento, para que avisos de alertas deixem de ser emitidos sobre esta notificação.
Após a tramitação, será apresentado o diagrama “Tramitação”, no lado direito da tela.
Observe: a lotação destacada em vermelho indica onde o documento está e o número do passo da tramitação.
Ao tramitar um documento composto, é fundamental ter certeza que se está no documento principal.
Quando não estiver no documento principal, será exibida uma tela similar a abaixo na qual será apresentado o diagrama “Documentos Relacionados”.
Para retornar ao documento principal, clique no primeiro documento do diagrama.
O documento tramitado será exibido na “Caixa de Entrada” do destinatário.