4.3 Apensar

 

PBdoc V2

Ícone:4.3 Apensar

Apensar um documento no PBdoc remete em associar um documento digital a outro (expediente ou processo administrativo) fazendo com que os documentos “caminhem” juntos durante suas tramitações até o momento de seus Arquivamentos.

 

 Exclamação A ferramenta APENSAR só estará disponível após ASSINAR o documento.

 

Vamos exemplificar os procedimentos a partir do modelo de expediente: Ofício Externo

1)     Selecione um documento em sua mesa virtual.

2)     Clique em Assinar o documento e siga com os procedimentos de assinatura.

4.3 Apensar Assinar

 

Perceba que a ferramenta 4.3 Apensar 2 ficou visível no menu de Ferramentas do Sistema.

4.3 Apensar Aguardando andamento

 

3)     Clique em Apensar

Abrirá uma janela onde o usuário irá escolher o Documento Mestre a ser apensado ao que está sendo utilizado.

4.3 Apensação de pensamento

 

Ao clicar nos 4.3 tres pontos a busca pode ser feita em uma tela parecida com a de Pesquisa Avançada. Utilize o botão4.3 Buscar para buscar o documento a ser apensado.

4.3 Pesquisa de documentos

4.3 Dados do documento

 

Caso o usuário saiba corretamente a descrição do documento, também é possível escolher o documento, uma vez já copiado a descrição em outra tela e colando (Ctrl + V) no campo Documento Mestre e apertar a tecla TAB em seu teclado.

4.3 Apensação de documento

Após selecionar o documento a apensar clique em 4.3 ok

 

 Exclamação Não será possível apensar um documento que esteja em outra lotação. Tramita o documento a apensar para a mesma lotação para seguir os procedimentos.

 

4.3 Operação Inválida

 

Perceba que o documento apensado aparece no quadro de monitoramento: Documentos Relacionados.

4.3 Aguardando andamento

 

Ao clicar no documento apensado, o PBdoc mostra a visualização dele deixando marcado em vermelho sempre a caixa de texto ao qual o sistema está visualizado.

4.3 Histórico

 

 Exclamação As movimentações de Apensação podem ser visualizadas clicando em Histórico.

 

4.3 Apensação

 

Outro exemplo com o modelo de expediente: Processo Administrativo Genérico.

4.3 Modelo de expediente

 

O processo administrativo genérico foi apensado ao Ofício Externo.

Perceba que o PBdoc preserva o histórico de tramitações dos documentos antes da Apensação!

No quadro de Documentos Relacionados ao clicar na caixa de texto (marcado em vermelho) do Ofício Externo, observe que o documento foi criado em um órgão (DIDES/CODATA) e foi tramitado para mais dois órgãos (GEPLANS/CODATA e GEDES/CODATA) retornando ao órgão de origem em uma 3ª tramitação (DIDES/CODATA)!

4.3 OFN71   4.3 PRC320

 

O mesmo acontece quando marcamos a caixa de texto do Processo Administrativo. O PBdoc preserva a história dos documentos antes da Apensação e continua a partir desse ponto a “caminharem” juntos.

Por exemplo, ao tramitar o Processo Administrativo da DIDES para a GEPLANS, um novo quadro de tramitação se mostra em comum para os dois documentos.

4.3 OFN71-A  4.3 PRC320-v