3.6 Incluir Cossignatário

Ícones: 3.6 Incluir cossignatário

Um cossignatário ou consignatário é um indivíduo que assina documento com outrem.

Um documento no PBdoc pode conter múltiplas assinaturas. É possível incluir quantos cossignatários desejar, através da opção Incluir Cossignatário antes mesmo de finalizar o documento (TMP), seja ele um expediente ou um processo administrativo.

3.6 Incluir cossignatário anotar assinar

3.6 Incluir processo

Exclamação Ao marcar um usuário como cossignatário, o documento não é tramitado automaticamente para ela. O documento estará disponível apenas para a assinatura, porém continuará na posse de quem o elaborou aguardando para o devido encaminhamento.

Ao clicar em Incluir Cossignatário O PBdoc apresenta a seguir uma tela para a busca de um usuário:

3.6 Inclusão de Cossignatário

Digite o Nome ou o Código do Usuário desejado, ou faça a busca. Após a escolha, clique em “OK”.

3.6 Inclusão de Cossignatário com nome

Também é possível escolher o usuário cossignatário do documento clicando nos 3 pontilhados ou copiando e colando (Ctrl +C / Ctrl + V) e apertar a tecla TAB em seu teclado.

3.6 Dados do usuário

Ao clicar nos tres pontosa busca pode ser feita pelo Nome do Usuário, Lotação, Órgão. Utilize o botão 3.6 Pesquisar para buscar o usuário desejado. Para selecionar o usuário, clique no código correspondente.tres pontos

3.6 Inclusão de Cossignatário com nome 2

A tela de pesquisa retorna para a tela de Inclusão de Cossignatário. Para confirmar a escolha clique em 3.6 ok.

Em seguida, o sistema apresenta o documento com as assinaturas pendentes (em vermelho).

3.6 Assinaturas pendente

Exclamação É possível INCLUIR mais de um cossignatário para assinar o documento. Para incluir mais consignatários, clique novamente em 3.6 Incluir cossignatário e siga os passos anteriores.

3.6 Assinaturas pendente 2

Exclamação Caso queira EXCLUIR um ou mais cossignatários, perceba que existe um campo na lateral direita da tela denominada Cossignatários, lá é possível excluir o cossignatário previamente escolhido clicando no botão 3.6 Excluir

3.6 Cossignatários

Exclamação Para excluir determinado cossignatário o documento não deve estar assinado por nenhum dos subscritores. Caso esteja assinado por algum dos cossignatários, o documento só será possível ser cancelado.

Enquanto o documento não for assinado pelos consignatários, ele será apresentado no painel da Mesa Virtual do usuário que o elaborou na situação, “Pendente de Assinatura” e “Como Subscritor”.

3.6 Pendente de assinatura

Exclamação   A opção 3.4 Assinar só estará disponível para o (s) cossignatário (s) quando o criador do documento (expedientes e ou processos administrativos) tiver assinado o documento.

Caso o criador do documento queira monitorar o momento em que o cossignatário assinou após o criador ter assinado, sugerimos deixar desmarcada a opção tramitar antes do criador do documento clicar em assinar.

3.6 cossignatario não tramitar

3.6 cossignatario assinar      3.6 cossignatario assinando

Exclamação O nome do usuário, cargo e lotação ficam escritos na cor preta após a assinatura do criador do documento e não é mais possível excluir o cossignatário incluído antes da assinatura.

3.6 cossignatario assinado criador

Agora na mesa do cossignatário o documento aparece apenas “Como Subscritor” e a opção de Assinar está disponível. Clique no Número do documento para selecioná-lo.

3.6 cossignatario como subscritor

Clique em Assinar seguindo os mesmos passos feitos pelo criador do documento para assinar o documento.
Perceba que a opção tramitar está desativada (Quando o criador, ao assinar o documento, desmarca essa opção antes de assinar somente ele pode tramitar o documento).

3.6 cossignatario tramitar desativado

Após o cossignatário assinar o documento, o PBdoc retorna a tela agora com a Situação: Aguardando Andamento e os Nome do Usuário, Lotação, Órgão agora estão todos com a fonte de cor preta e o documento saiu da Mesa Virtual do cossignatário.

Agora o documento está pronto para ser tramitado!

3.6 cossignatario todos assinados