Notícias

Marco na Gestão: Governo investe mais na era digital

publicado: 31/03/2022 22h34, última modificação: 31/03/2022 22h36
João Azevêdo entrega nova sede da Codata para tornar serviços mais qualificados e acessíveis à população
Marco na Gestão: Governo investe mais na era digital

O Governo do Estado passou a ser mais digital e está mais acessível à população, com tecnologia qualificada. Isso foi possível com a entrega da nova sede da Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata), na manhã de ontem, pelo governador João Azevêdo. “Essa entrega representa um marco. A partir de hoje os cidadãos paraibanos poderão usufruir de mais tecnologia e nós passaremos a oferecer um melhor serviço. Por conta do avanço da tecnologia nessa gestão, já economizamos toneladas de papel”, revelou Azevêdo.

Na reforma do prédio, o Governo do Estado investiu R$ 2,7 milhões. Ele enfatizou que a Paraíba é o estado do Brasil que tem o primeiro lugar em quantidade de serviços digitais prestados à população desde 2019 quando implantou o Projeto “Governo Digital”. “Então, para que a gente mantivesse esse serviço com mais avanços, foi necessário termos uma estrutura adequada. Para isso, fizemos uma reforma no prédio onde funcionou o antigo Palácio dos Despachos, no Centro Administrativo Estadual”, explicou.

 

O Governo do Estado vem trabalhando no sentido de beneficiar também toda a Rede Estadual de Ensino e todas as pequenas prefeituras que têm dificuldade de investimento nessa área. O objetivo é oferecer tecnologia digital de qualidade para todos os estudantes da Paraíba. “Para que a gente pudesse ter um serviço cada vez mais digital e acessível, trabalhamos nessa sede, reformada, para facilitar esses avanços”, disse. Azevêdo revelou que desde a criação do PBDoc, em 2020, cujo objetivo é produzir documentos e processos eletrônicos com segurança, transparência, economicidade e sustentabilidade ambiental, todos os processos do estado passaram a ser digitalizados. Além disso, dentro do empréstimo chamado Pró-Fisco dois, o governador disse que está atuando no sentido de fortalecer a gestão fiscal do estado.

 

Ele destacou que com o empréstimo Pró-Fisco dois (do Banco Interamericano de Desenvolvimento), vai reformar o prédio do antigo Paraiban, na Avenida Epitácio Pessoa, para ali instalar as Secretarias de Planejamento, Fazenda, Controladoria e Procuradoria. “Vamos concentrar naquele prédio toda essa demanda com mais tecnologia”, pontuou.

 

O presidente da Codata, Ângelo Guido, disse que a mudança da Codata para o antigo Palácio dos Despachos veio para consolidar a aceleração de serviços tecnológicos do Governo do Estado. “Aqui teremos uma estrutura moderna para agilizar a tecnologia digital do estado”. Ele afirmou que a missão da Codata é prover serviços tecnológicos para que o estado atenda melhor a população. “Nós poderemos dar à população uma oferta muito grande de serviços, além de ser uma coroação para os servidores que terão uma estrutura moderna para potencializar o nosso trabalho”, acrescentou.

 

 

Na ocasião, o gestor também entregou o posto de atendimento do Corpo de Bombeiros Militar e uma viatura de autobomba tanque florestal.

 

 

Fonte: José Alves - Jornal A União