Notícias

Codata realiza treinamento do PBdoc para EMPAER e SEDAP

publicado: 13/09/2022 12h22, última modificação: 22/09/2022 13h59
O treinamento sobre a plataforma para membros das CPADs - Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos - foi realizado nos dias 8 e 9 de setembro.
Codata realiza treinamento do PBdoc para EMPAER e SEDAP

Dando continuidade às etapas do processo de implantação do PBDoc - Sistema de produção, gestão, tramitação, armazenamento, preservação, segurança e acesso a documentos e informações em ambiente digital do Governo da Paraíba -, em órgãos da administração indireta, a Companhia de Processamento de Dados da Paraíba – CODATA, realizou nos dias 8 e 9 de setembro, um treinamento sobre a plataforma para membros das CPADs - Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos, da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária - EMPAER e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca - SEDAP.

 

Para o Coordenador de Implantação, Suporte e Treinamento, Marcelo Ramos, a capacitação no PBDoc é peça fundamental que compõe o processo de implantação do sistema em si. “A etapa do treinamento eleva o padrão dos usuários para o nível de operacionabilidade do sistema. Sem o treinamento prévio os servidores não teriam a devida segurança no uso do PBDoc, o que impactaria na assertividade e produção de documentos”, ressaltou Marcelo.

 

O PBDoc:

 

O PBDoc foi instituído pelo Governador João Azevêdo, por meio do Decreto nº 40.546/2020 e tem como principal objetivo produzir documentos e processos eletrônicos com segurança, transparência, economicidade, sustentabilidade ambiental e de forma padronizada; imprimir maior eficácia e celeridade aos processos administrativos; assegurar à proteção da autoria, da autenticidade, da integridade, da disponibilidade e da legibilidade de documentos digitais, observadas as disposições da Lei Federal nº 12.527, de 18 de novembro de 2011; e assegurar a gestão, a preservação e a segurança de documentos e processos eletrônicos no tempo.

 

Lourival Júnior | Assessoria de Marketing e Comunicação da Codata